Las Casas

1.5K posts

Las Casas banner
Las Casas

Las Casas

@qith0476

𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐬𝐭𝐚. Tal qual Bukhárin, incapaz de compreender a dialética. O campesinato é um fardo histórico que me recuso a romantizar.

Katılım Eylül 2022
110 Takip Edilen32 Takipçiler
Sabitlenmiş Tweet
Las Casas
Las Casas@qith0476·
Dado que a alta burguesia liberal deve forçosamente rejeitar os princípios democráticos de 'paz, liberdade, pão, terra', torna-se ridículo que a democracia tolere o Governo Provisório. A democracia russa, isto é, os conselhos, deve tomar o poder. Rosenberg. 1932.
Português
0
0
2
929
Las Casas
Las Casas@qith0476·
@ComunaDaThread Se eles verem Trotski chamando os SR de Esquerda como à Direita, logo um em esteira do outro, eles perdem o chão.
Las Casas tweet media
Português
1
0
0
30
Las Casas
Las Casas@qith0476·
O "Historiador" que é incapaz de historicizar categorias e enquadrar termos em tempo-espaço próprios de si. É medonho como essa estirpe de gente dobra a aposta na burrice.
Las Casas tweet media
Português
3
3
160
3K
Las Casas
Las Casas@qith0476·
@macedovsky O que lhes importa é quantas vezes o nome de um autor irá aparecer na aba de pesquisa do PDF — e não o eixo articulador do qual bebe a tese do livro ou do capítulo em questão: no caso, o capítulo I é puro Pipes. Enfim, importam-se com âmbito quantitativo, não qualitativo.
Português
0
0
5
162
Las Casas
Las Casas@qith0476·
pure soul
Las Casas tweet media
English
0
0
0
52
Las Casas
Las Casas@qith0476·
@macedovsky Uma distorção sociológica gritante. Ao mesmo tempo, mais de 10M dos soldados recrutados, de uma mobilização geral de praticamente 15M, eram provenientes do campo. Uma verdadeira distorção sociológica. Não pergunte Lopez para onde "fugiam" os desertores.
Português
0
0
5
115
Macedo🏳🏳️‍
Macedo🏳🏳️‍@macedovsky·
Sobre esse tweet, o ponto do Gustavo não é comprometido. Os Soldados Russos eram convocados das fileiras dos trabalhadores e camponeses e carregavam consigo suas frustrações e sua revolta quando entraram dentro do Exército. É claro que a o Exército promove uma socialização (+)
Lopez@Zack_lope

6. Gustavo recorre a um malabarismo demográfico para ironizar o papel dos "militares" na Revolução de Outubro. Ele argumenta que o exército era feito de operários e camponeses fardados e que, portanto, a revolução foi "dos trabalhadores". Uma distorção sociológica gritante. Dizer que os soldados eram originalmente operários e camponeses convocados é um truque retórico. No momento em que recebem armas, fardas, treinamento e são organizados em guarnições, eles passam a responder a uma hierarquia e dinâmica de poder militar. O que definiu o sucesso de Outubro não foi a extração social abstrata desses homens, ok? Não caia nesse papo, foi o poder de coerção das baionetas que eles carregavam. A Revolução de Outubro não foi decidida por uma paralisação de fábricas ou por comícios de rua. Ela foi executada pelo Comitê Militar Revolucionário de Petrogrado, liderado por Trotsky, que mobilizou unidades armadas específicas, marinheiros de Kronstadt e as Guardas Vermelhas para cercar o Palácio de Inverno e capturar os pontos estratégicos da cidade (pontes, correios, estações). Foi uma operação tática de milícias e guarnições militares. Se o Gustavo Machado acha que foi um movimento genérico dos trabalhadores nas fábricas, ele está contradizendo o próprio organizador do evento. Em sua obra História da Revolução Russa, Trotsky deixa claro que a insurreição foi planejada detalhadamente de cima para baixo como uma operação de engenharia militar pelas forças armadas subordinadas ao Soviete. O Thiago Braga está coberto de razão ao apontar o papel decisivo da força militar bolchevique.

Português
4
0
12
1.7K
Las Casas
Las Casas@qith0476·
Kerensky, fez a sua própria cama e nela deitou em malgrados espinhos. Por mais, os comunicados do Palácio de Inverno, em 25 de Outubro, explanam já, segundo Reis, que não aceitariam o resultado do II Congresso dos Sovietes, mas tão só de uma Constituinte. Era, pois, inevitável.
Português
0
0
1
27
Las Casas
Las Casas@qith0476·
Entender o enquadro é necessário. Não é vazio, tampouco mentiroso. Outubro não se dá em vácuo. Esses militares, que eram majoritariamente soldados-camponeses, tampouco eram p*tos cegos na esteira de comandos. Seus comitês votaram decisões e eles uniram-se, por isto, ao assalto.
Português
1
0
1
29
Las Casas
Las Casas@qith0476·
"No momento em que recebem armas, fardas, treinamento e são organizados em guarnições, eles passam a responder a uma hierarquia e dinâmica de poder militar." Eu queria que o Lopez ditasse que forma de hierarquia é essa a que respondiam os soldados depois, basicamente...,
Macedo🏳🏳️‍@macedovsky

Sobre esse tweet, o ponto do Gustavo não é comprometido. Os Soldados Russos eram convocados das fileiras dos trabalhadores e camponeses e carregavam consigo suas frustrações e sua revolta quando entraram dentro do Exército. É claro que a o Exército promove uma socialização (+)

Português
1
0
1
90