Manoel Lima
12.1K posts













O 🇧🇷 Brasil precisa MUITO terminar em primeiro do grupo. Pegar os 🇳🇱 Países Baixos logo nos 16-avos é um cenário que me preocupa bastante. Hoje eu simplesmente não consigo colocar o Brasil do Ancelotti no mesmo nível dessas principais seleções europeias. Pelo momento atual e pelo histórico de não vencer mata-matas contra Europeus. E sigo dizendo: a 🇸🇪 Suécia jamais deveria estar nesta Copa. Fez 2 pontos nas Eliminatórias da UEFA e só foi para a repescagem porque venceu a TERCEIRA DIVISÃO da Nations League. É como classificar um time para a Libertadores porque ganhou o Campeonato Capixaba.

O que aconteceu nesta madrugada é mais grave do que parece. Milhões de brasileiros receberam um Alerta Extremo, o mais alto nível de notificação do sistema de emergência, destinado a situações de risco iminente à vida. No entanto, em vez de orientações à população, a mensagem continha apenas uma palavra: “misantropia”. Não se trata de um simples erro de comunicação. Estamos falando de uma ferramenta oficial que interrompe o sono das pessoas e mobiliza a atenção de toda uma população justamente porque foi criada para alertar sobre tragédias, desastres e emergências reais. A pergunta que precisa ser respondida é simples: como uma mensagem sem qualquer utilidade pública foi disparada por um sistema com alcance nacional e protocolos rigorosos de segurança? A população tem o direito de saber quem autorizou o envio, como ocorreu a falha e quais medidas serão adotadas para garantir que esse sistema jamais seja utilizado de forma indevida. Quando um alerta extremo perde credibilidade, o risco não é político. O risco é humano.


















